Você já deve saber que a faculdade de pedagogia é uma das mais procuradas no Brasil. Neste sentido, quem conclui uma graduação nesta área, seja na modalidade de pedagogia a distância ou presencial, passa a contar com um mercado de trabalho bastante abrangente e com oferta de vagas em muitos setores.
E não é só isso. A boa notícia se estende também para a atuação dos profissionais na iniciativa privada, uma vez que muitas oportunidades em concursos públicos são oferecidas para os pedagogos.
Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Institutos e Universidades Federais, além de Prefeituras, são os órgãos responsáveis pela maior oferta de vagas.
Porém, como em todo concurso público, garantir uma vaga requer muito estudo e dedicação. Por isso, para você que já está de olho nas oportunidades profissionais, escrevemos este texto com tudo o que você precisa saber para conquistar uma vaga na área de pedagogia.
O que estudar para concursos na área de pedagogia?
Engana-se quem pensa que para conquistar uma vaga é necessário saber tudo sobre pedagogia. Porém, dominar alguns conteúdos específicos fazem toda a diferença na hora de encarara prova.
Por isso, para que você possa antecipar a sua preparação, separamos dez assuntos que aparecem com mais frequência em certames.
Assim, mesmo que você ainda não saiba em qual órgão vai tentar uma vaga, pode se preparar de forma geral.
Então, confira abaixo o que estudar para concursos de pedagogia e fiquemais perto de conquistar uma vaga:
Legislação Educacional
Está aí um conteúdo que sempre cai nas aprovas de concursos públicos para pedagogos. A temática de legislação educacional engloba todas as normas educacionais, legais, regulamentos e instruções jurídicas para o setor educacional. Assim, dê uma atenção especial nos seguintes assuntos:Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Constituição Federal (CF) e Plano Nacional da Educação (PNE).
Processos de ensino
Esse tema inclui questões genéricas sobre teorias pedagógicas e sobre didática, com uma abordagem marcada pelas teorias de Piaget e Vygotsky.
Didática geral
A didática também é um assunto frequente nas provas, por ser um dos principais ramos de estudo da Pedagogia e analisar os diferentes processos de ensino e aprendizagem.
Ela envolve a seleção de conteúdos, métodos e sistemas de avaliação com base nos objetivos de ensino, considerando objetivos sócio-políticos e pedagógicos. Desta forma, fique atento aos conteúdos deDiretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Metodologia de ensino e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Teorias da Aprendizagem e Tendências Pedagógicas
Esta área costuma cobrar conhecimento por meio de questões ligadas aos mais diversos autores da área de pedagogia. Porém, a grande maioria delas envolvem as teorias de Piaget e Vygotsky.
Avaliação
O tema de avaliação, que é bastante atual, costuma ser cobrado de forma massiva pelas bancas organizadoras. Então, redobre as leituras e estudos sobre os métodos.
Educação infantil
Sendo uma das maiores áreas de atuação dos profissionais pedagogos, a educação infantil tem um “capítulo especial” quando se fala em concursos públicos, principalmente depois da obrigatoriedade do acesso à escola a partir dos 4 anos.
Inclusão e diversidade
Nas provas de concursos públicos, o conteúdo de inclusão e diversidade costuma ser cobrado de forma ampla, considerando todos aqueles que já foram excluídos da escola como negros, indígenas, mulheres, população de baixa renda, entre outros.
Além disso, o conteúdo também abrange a inclusão dos deficientes.
Planejamento
Este tópico abrange diversas modalidades de planejamento, em especial os planos de ensino e de aula, plano da escola e projeto político pedagógico – PPP.
Alfabetização e Letramento
Devido a sua complexidade, o tema de alfabetização e letramento requer muito estudo, até porque continua sendo um assunto que aparece com grande frequência nas provas.
Jogos e brincadeiras
Para cargos voltados à área de Educação Infantil, a importância da brincadeira aparece muito. Sobre os jogos, a teoria piagetiana costuma ser a mais cobrada.
Além dos conteúdos vistos acima, muitos outros costumam figurar entre as provas. São eles: Função social da escola; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Pedagogia Empresarial; Bullying, Evasão Escolar, Educação Sexual, Educação Ambiental, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, Educação para Direitos Humanos, Protagonismo Juvenil e Robótica.
Já com relação aos principais autores citados, procure conhecer a fundo as obras de Libâneo, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Luckesi, Emilia Ferreiro, Zabala, Perrenoud, Wallon e Magda Soares.
Como estudar?
Agora que você já sabe quais são os principais assuntos para estudar para concurso de pedagogia, precisa saber como organizar a sua rotina de aprendizagem.
Afinal, como você deve ter percebido, não é pouco conteúdo a ser estudado. Porém, com a organização certa é possível ver e revisar esses temas e se preparar para o certame.
Nosso conselho neste sentido é que, caso tenha possibilidade, aposte em um preparatório online. Afinal, esses cursos podem facilitar o seu caminho até a aprovação, apresentando os temas que mais são cobrados e contando com explicações diretas ao ponto de professores que entendem muito, não apenas da matéria, mas de como ela será cobrada na prova.