Sobre a EPC

01/03/2015
COMPARTILHE

A EPC é uma plataforma empresarial permanente, cujo objetivo é mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução das emissões de GEE, a gestão de riscos climáticos e a proposição de políticas públicas e incentivos positivos no contexto das mudanças climáticas.

Membros

Estrutura

Em 2009, a disposição de uma parcela importante do empresariado brasileiro em estimular uma economia de menor intensidade carbônica no país e atuar na construção de um novo marco de desenvolvimento sustentável foi evidenciada pela criação da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), uma plataforma empresarial brasileira permanente para a transição rumo a uma economia de baixo carbono.

Lançado em parceria com The Prince of Wales Corporate Leaders Group on Climate Change (CLG), e com o apoio de 27 Empresas Fundadoras, o EPC conta hoje com a participação de 36 Empresas Membro e tem por objetivo: mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução das emissões de GEE, gestão de riscos climáticos e proposição de políticas públicas e incentivos positivos, no âmbito das mudanças climáticas.

Considerado o passo seguinte ao Programa Brasileiro GHG Protocol, o EPC engaja as empresas não apenas em discussões e ações relacionadas à gestão e redução de emissões corporativas de GEE, mas também no posicionamento do setor nos assuntos relacionados a clima e na construção de propostas de políticas públicas que contribuam para uma economia de baixo carbono no Brasil.

A partir das atividades do EPC, o empresariado brasileiro avalia seus riscos e oportunidades e discute coletivamente soluções práticas e contribuições ao marco legal do país. Esse esforço tem por objetivo contribuir para:

  • Fortalecer a competitividade da indústria nacional em um novo contexto econômico global.
  • Garantir o acesso dos produtos brasileiros aos mercados internacionais, cada vez mais exigentes em padrões socioambientais.
  • Construir um mercado interno propício ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e a práticas empresariais com menor potencial emissor de GEE .
  • Promover a segurança energética brasileira.

Conheça as atividades do EPC aqui.

 

Empresas Membro (Ciclo 2016):

Membros do Sistema de Comércio de Emissões da EPC (simulação de mercado de carbono cap-and-trade)

Estrutura

Conselho Consultivo

Atores relevantes para a ação em mudanças climáticas entre instituições governamentais, financiadores, iniciativa privada, academia, sociedade civil e cooperação internacional:

Parceiros

 

 

 

Apoio