Como ter motivação para estudar?

Como ter motivação para estudar?

Estude por dois minutos. Verifique Instagram. Estude por dois minutos. Navegar na Netflix. Estude por dois minutos. Verifique o e-mail. Estude por dois minutos. Perca-se em TikTok indefinidamente.

Se esta parece ser sua típica sessão de estudo, você certamente não está sozinho, mas também precisa de um pouco de ajuda para dar um pontapé em sua motivação, especialmente se você tiver um teste a caminho. Talvez vir aqui seja sua próxima forma de procrastinação. Se assim for, pelo menos você está no caminho certo.

Nem toda estratégia de motivação de estudo vai funcionar para todos, mas há algo lá fora que vai funcionar para você.

Compilamos uma lista de ideias de motivação de estudo para experimentar quando você só precisa se afivelar e fazer isso.

Esta é uma ferramenta clássica de motivação para estudos, porque literalmente tira o que quer que o distraia, supondo que sua distração seja digital. Se você precisar apenas de um pouco de ajuda com seu autocontrole, estas são para você. Há vários bloqueadores disponíveis para seu telefone e seu computador: tente Freedom ou AppBlock.

A Técnica de concentração do Pomodoro

Em sua essência, a Técnica Pomodoro é muito simples:

  • Estudo por 25 minutos
  • Faça uma pausa de 5-10 minutos
  • Repetir o ciclo 4 vezes
  • Faça uma pausa mais longa

É claro que há variações desta técnica e você pode descobrir que gosta de intervalos de estudo mais curtos, ou talvez você só possa repetir o ciclo três vezes até precisar de uma pausa mais longa. Não importa como você o personalize para si mesmo, quando você sabe que o fim está à vista e que uma pausa está chegando, torna-se mais fácil estudar por períodos mais longos de tempo.

Para ajudar a controlar o tempo e garantir que você não esteja constantemente verificando o relógio, defina um cronômetro tanto para suas sessões de estudo quanto para suas pausas. Você pode aproveitar ao máximo suas pausas, levantando-se e fazendo algo físico que faça seu sangue bombear. Se você usar seus intervalos para assistir 10 minutos de um programa de TV, você provavelmente não estará muito motivado a voltar para dentro.

CONFIRA TAMBÉM: Como ter motivação num trabalho que você odeia?

Crie seu próprio sistema de recompensa

Escolha algo que você realmente deseja: uma caixa de biscoitos, uma pausa para ir ao cinema, uma viagem ao cinema, etc. Seja o que for, use-o como uma recompensa por completar uma sessão de estudo.

Previous PostNextNext Post